terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

FECHAMENTO FEVEREIRO/2017 R$38.241,29 + R$2.556,45 (+7,16%).

Buenas galera, dia de acerto de contas e o gráfico ao lado fala por si só!


Batemos os 2.000 pontos no índice IFIX, recorde absoluto. As cotações jamais chegaram próximas a este ponto sendo que, o topo mais alto até então tinha sido de 1.600 pontos em 2013.

O que isto quer dizer? Economia aquecida? Brasil crescendo? Locomotiva a mil? Não creio! Pra mim um movimento típico de especulação, haja vista a real situação da nossa economia. Desemprego também em níveis históricos, carga tributária nas alturas, dificuldade para as empresas crescerem e no setor que o IFIX representa, só crescem as vacâncias, revisionais e inadimplência.

Esse movimento tem se dado puramente pela expectativa futura de melhora na economia. No começo do ano passado, com as reviravoltas na política, medida de contenção de gastos, reforma da previdência, compromisso em controlar a inflação e redução dos juros fez com que grande parte do capital investido em renda fixa que se beneficiavam de juros irreais, migrasse para a renda variável, na expectativa de alavancagem os ganhos.

Quem comprou fundo e ações no começo de 2016 hoje vislumbram uma valorização de 50%, 60% ,80%, 100%+ em seus ativos. Mas ainda tem muita gente chegando, seguindo dicas de gurus do mercado e comprando em patamares, como já dito, muito além dos históricos. É só abrir o book e ver que a quantidade de compradores é muito superior aos que desejam vender.  A pergunta que fica é: Tem espaço pra subir mais? Quando será a invertida? O risco de entrada nesses níveis supera a expectativa de ganhos? Ou a expectativa de ganhos ainda supera o risco das grandes perdas em caso de um rumo diferente do atual?

O perfil que tenho hoje é de compras pequenas e contínuas, fazendo com que eu compre tanto na alta quanto na baixa, na expectativa de um balanceamento natural ao longo do tempo. Estou visando o aumento da renda passiva, e o aumento no patrimônio fica em segundo plano sendo algo quase natural ao longo do tempo. Sei que novos fatos podem surgir amanhã e derrubar as cotações e junto meu pequeno patrimônio, e por isso sempre que abro o HB e vejo os preços subindo, procuro não ficar tão animado e penso também no momento em que o contrário irá acontecer, visto que, ainda não enfrentei este tipo de episódio. Mas será que toda essa galera que está chegando hoje está preparada pra isso? Será que sabem que isso é algo iminente? E que talvez tudo que foi ganho nesses anos de selic nas alturas e economias se perca em alguns meses? Pouco provável!

Indo ao que interessa...

Mês de fevereiro voltei a aportar, porém com um “desfalque” que foi a recomposição da reserva de emergência utilizada em janeiro. Segui comprando fundos que pra mim são bons ativos e que demonstram capacidade de se manterem assim por muito tempo.
Reinvesti os aluguéis recebidos também, fazendo minha parte para que os juros compostos cumpram com seus deveres.
Mês extremamente corrido pra quem trabalha na área de contábeis. Tivemos 6 dias a menos de fevereiro, o que gerou muito stress no dia a dia para cumprir com todas as incumbências.
Passado esse mês corrido, vem março, mês das tão esperadas e necessitadas férias onde preciso recarregar as baterias para seguir firme no objetivo de um dia ser livre financeiramente.
Terei gastos extras, mas que terão efeito caixa apenas no fechamento de abril, pois pagarei tudo no cartão de crédito para maior controle e comodidade.


Vamos ao resultado:


Acompanhamento pela planilha do AdP:


Por hoje era isso, bom fechamento aos colegas de blogosfera!


ATENÇÃO: ESSE BLOG NÃO TEM CERTIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO E NEM ANÁLISE. TRATA-SE APENAS DE UM DIÁRIO DE UM INVESTIDOR AMADOR.





19 comentários:

  1. Descobri seu blog agora e achei muito legal. Tenho interesse em investir em FII. Qual livro você me indica pra aprofundar no assunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha anon nunca li livros a respeito de fundos imobiliários, acho que é um mercado que muda muito e por conta disto prefiro sites e blogs para aprender e me manter informado e atualizado. Existem livros do bastter e do tetzner que já ouvi falar muito bem!

      abraço!

      Excluir
  2. Bons números meu amigo!

    Acredito que esse aumento no indice IFIX seja por causa tb da queda na selic e uma corrida a renda variavel. Penso que ate a alguns anos atras os Fiis nao eram muito conhecidos e quase ninguem, (inclusive eu) tinha conhecimento da força dos fundos imobiliarios. Hoje acho que a galera esta animada com o mercado.

    Claro, tudo isso é um achismo meu kkkkkk

    Forte abraço amizade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso Marujo, minha duvida é se o mercado já precificou uma selic de um dígito ou se ainda teremos mais altas por conta dessa expectativa.
      O que nos resta é acompanhar hehe

      abraço e bons investimentos!

      Excluir
  3. Invisto em RF e ações, tenho estudado os FII e percebi que os DY% de muitos dos FIIs no mes de fevereiro ficaram a maioria abaixo de 0,7% devido a alta do iFix. Agora seria uma pessima hora pra entrar no mercado de FIIs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala anon, se você já investe em RV sabe como o mercado funciona.
      Eu invisto em valor, visando acumulo de cota e consequentemente de capital e renda também.
      As cotas estão salgadas mas quem garante que irão retornar a níveis menores? (eu espero que sim!)

      Outro ponto a ser observado é que a renda fixa já não paga mais 1%, e a expectativa é que pague cada vez menos com a queda da selic, e 0,7 ou 8,40% a.a liquido e com correção pela inflação não parece nada mal.

      abraço!

      Excluir
  4. E aí Xirú, vamo que vamo! Eu tenho a mesma sensação que a sua: fico feliz por ver minha carteira valorizando, mas triste pois as novas compras serão mais caras... paciência, comprar um pouco e sempre.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos nos entregar IV hehe
      Mas que tá tudo caro, isso tá. Como comecei os investimentos a um ano atrás quando as cotas estavam no chinelo, hoje to pagando tudo 50% mais caro hehe

      abraço!

      Excluir
  5. Poderia me ajudar com uma dúvida?
    O que acontece se logo após realizar o investimento mínimo em um fundo, o saldo ficar abaixo do mínimo valor de permanência pela variação de mercado?
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Henrique,

      não entendi muito bem a pergunta mas vou ver se te ajudo:

      pra investir em Fundos imobiliários é necessário adquirir o mínimo de 1 unica cota. Tem cotas desde 2,00 a mais de mil pila!

      Se você comprou uma cota de um fundo a 100,00 reais por exemplo, e no mês que vêm ela está valendo 90,00 reais, a unica coia que muda é o valor do teu investimento que "perdeu" 10% do valor. Você continua investidor do fundo e com uma unica cota, porém agora cotada a 90,00.

      Se não era bem essa tua dúvida, refaça ela que tento responder novamente,

      abraço!

      Excluir
  6. Fala Gaucho VFII!

    Muito bom.

    Esta alta insana me preocupa um pouco, dificulta comprar, mas, pra quem compra mensalmente, o preço médio sempre será bom.

    Comprar FII é igual casamento, na alegria e na tristeza mesmo.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas VDC, gostei desta comparação FII=Casamento hehehe

      Sigo comprando, até por que o investimento é mensal e pequeno, então acredito que o preço médio não vai variar muito se comparar um período mais longo.

      Agora se eu fosse fazer um único aporte de um valor considerável, talvez consideraria a expectativa de correção pra poder entrar.

      abraço e bons investimentos!

      Excluir
  7. Excelente resultado cara!
    7.16% muito bom mesmo Gaucho!
    Eu concordo com o colega Marujo, acho que a alta é uma procura por RF, visto que os fundos de FII possuem boa parte de sua composição em Tesouro, qualquer corte da taxa de juros, além de torná-los mais atraente, ainda ganha em valorização.

    Bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir
  8. Amigo, voltei com o blog reformulado.

    Vou postar apenas em inglês, mas você pode ver em português traduzindo com o plugin do Google que coloquei lá.

    O intuito da mudança é pra eu me forçar a escrever em inglês e também para o blog ganhar o mundo.

    A linha do blog continua a mesma: ações, ETFs, investimentos no exterior, John Bogle, comportamento pessoal, biografias, livros, sites, dicas de economias pessoais, superação, trabalho e estudo, Jéssica Chastain também.

    Atualização mensal e resultado anual continuam. Análise de resultados de ações brasileiras sempre que sair o anual.

    Mudei o sistema de comentário para o sistema do Disqus (lê-se “Discuss”), essa é uma ferramenta muito bacana pq assim vc vai ver todos os seus comentários e suas respostas e discussões num canto só, se não conhece se cadastre no site Disqus.com vale a pena sim.

    Agora dá pra treinar o inglês lá e deixar sua participação. Você está no meu blogroll.

    Grande abraço,

    Frugal Simple.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Frugal td bem?!!
      Já conferi o blog e ficou show de bola!

      achei que vc já estivesse em meu blogroll, desculpe, já adicionei.

      abraço e sucesso no novo modelo de blog!

      Excluir
  9. Ta add VDC, sucesso no novo blog,

    abraço!

    ResponderExcluir