quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

FECHAMENTO JENEIRO/2017 R$ 35.684,84 + 2.512,09 (7,57%)

Bom dia pessoal! Dia de mais um fechamento com a conta novamente no positivo.

Como relatado em posts anteriores, este mês não teve aporte, apenas reinvesti os aluguéis recebidos. Foi a primeira vez que não coloquei dinheiro novo com exceção de abril/2016 quando ainda estava re-alocando o patrimônio. Confesso que não é uma sensação nada boa pra nós que somos poupadores assíduos.

Fora isso, ainda tem o fato que utilizei uma grana da reserva de segurança pra poder pagar todas as contas de janeiro referentes á obra (quase todas :/). Por conta disto, esse mês de fevereiro vou repor a grana retirada, pois sei da importância desta reserva e por conta disto não terei aporte nos níveis previstos.

Este começo de ano também tem sido particularmente difícil, pois em 10 anos de escritório, sempre tirei alguns dias de férias em dezembro, nem que fosse um feriadão prolongado (4,5 dias). Optei por tirar férias só em março, mas confesso que por conta da carga horária estendida e dos finais de semana trabalhados na obra, estou chegando próximo ao esgotamento e já sinto meu trabalho rendendo muito menos, logo em um período de bastante trabalho. Pra que isso não se repita, vou tirar férias duas vezes por ano, uma em março onde pretendo viajar e curtir o veraneio e outra no ultimo trimestre do ano nem que fique em casa pra preparar o psicológico e também o físico pra correria de começo de ano.

Do lado financeiro, terei este mês de fevereiro algumas despesas residuais relacionadas a obra, coisa pouca mas que impacta ainda os aportes. As despesas de começo de ano também pesam no orçamento como IPTU e presentes de natal. IPVA só no vencimento!

As receitas continuam na mesma, aguardando o reajuste do salário de março, isso se vier né!
Os empréstimos, este mês acabei por negar dois! Por conhecer as pessoas, e saber que não passam por um período confortável (pior que em outros anos) optei por negar e destinar o que vai entrar agora em fevereiro para os FIIs. Sigo recebendo as parcelas da grana que esta na rua.

A carteira de FIIs teve um desempenho fantástico este mês com a curva dos juros se concretizando. Só não fico mais feliz com isso, pois sei que pagarei mais caro nas próximas compras. Acredito que o fôlego está com os dias contados, pois o mercado já adiantou uma Selic a 10% e é possível que tenhamos algumas correções visto que, as vacâncias continuam a aumentar e uma retomada consistente da economia tende a ser mais lenta. Reparei nos gráficos também que muitos fundos estão em topos históricos, o que reforça ainda mais uma possível queda nos preços.

Os rendimentos vêm mais magros este mês, algo já esperado e confirmado ontem depois de muita raiva com aquele site da Bovespa. Que bagaço que ficou aquilo em!


Sem mais delongas vamos aos números: 



Acompanhamento pela planilha do AdP:




ATENÇÃO: ESSE BLOG NÃO TEM CERTIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO E NEM ANÁLISE. TRATA-SE APENAS DE UM DIÁRIO DE UM INVESTIDOR AMADOR.

15 comentários:

  1. olá,esta sua tabela de acompanhamento mensal esta disponivel p download em algum lugar?
    o que significa cotas e valor da cota? é o preço medio q vc adquiriu de todos os fiis?
    Sou "cru" ainda nesses calculos de % e termos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas V.I.

      Essa tabela foi formulada e é distribuída pelo blog Além da Poupança: http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/04/planilha-de-acompanhamento-de.html

      Lá ele explica direitinho os fundamentos da tabela e os conceitos sobre dividir o capital em cotas. Abraço!

      Excluir
  2. Também não estou nada satisfeito com a arrancada dos FII's e ações... rsrsrsrsrsrs As oportunidades são cada vez menores e agora entramos numa fase bem mais desafiadora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale IR! Quando entro no book de ofertas só tem ordem de compra. As poucas de venda tem um spreed enorme. Por isso vou seguindo a ordem de compra, assim evito um pouco essa frustração rsrsrs

      abraço!

      Excluir
  3. Olá Gaucho! Acompanho seu blog há alguns meses, como você faz sua análise para saber qual FII comprar? Algum site especifico? Tenho acompanhado a blogosfera e tenho interesse em começar a investir em FIIs, mas realmente não sei como dar o primeiro passo para montar minha carteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Anon!

      Isso é complicado pq é uma decisão muito pessoal. Leva em consideração muitos fatores como sua idade, objetivos nesse investimento, apetite para risco, quanto tempo pretende deixar a grana nos fundos.

      Vou te relatar meus objetivos e critérios mas lembrando que isso é pessoal e não é indicação de nada ok?!!

      Estou próximo aos 30 anos, meu objetivo com os fiis é formar uma renda passiva pra um dia poder me aposentar já que não podemos confiar na previdência publica. Com isso meu objetivo é longo prazo, não pretendo me desfazer das cotas adquiridas a não ser se os fundamentos do fundo mudarem. Com esses dados na mão, sei que meu objetivo é longo prazo. Com isso procuro investir em imóveis bons, atrativos, novos, em localidades cobiçadas por importantes interessados (inquilinos), ou seja, fundos que sejam atrativos hoje e futuramente, seja pelo seu padrão construtivo ou localização. Com isso eu "garanto" um aluguel sempre crescente (ajustado pela inflação na maior parte dos contratos) e uma valorização do ativo em si refletido no valor das cotas.

      Existem vários perfis de investidores. Esse é o meu, investir em qualidade para que seja um ativo que vai valorizar e me proporcionar um bom retorno futuramente.

      Existe vários blogs com conteúdo excelente, com muito estudo sobre cada fundo, discussão sobre seus pontos positivos e negativos. O que precisa é paciência, muita leitura (relatórios dos fundos) e saber seus objetivos.

      abraço!

      Excluir
    2. Mas por exemplo, onde você procura e escolhe quais fundos estudar pra investir ou não? Indicações? Aleatório?

      Excluir
    3. Buenas Anon.

      aqui a lista de todos os fundo:http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/fundos-de-investimentos/fii/fiis-listados/

      Fóruns como tetzner, fiis.com.br, club FII e bastter são apenas alguns exemplos de lugares repletos de boas (algumas nem tanto) discussões sobre fundos imobiliários. Aqui na blogosfera temos o Viver de dividendos, viver de construção, mestre dos dividendos entre outros grandes blogs que discutem muito esse assunto também.

      depois de saber teus objetivos você deve estudar as categorias de fundos (lajes, logísticos, comerciais, agências, fundos de papeis...) e ver quais os prós e contras de cada segmento. Após isso, estudar cada um dos fundos do segmento que você achou mais compatível com seu perfil e assim sucessivamente para cada compra que você venha fazer.

      abraço!

      Excluir
  4. É gaúcho!
    A curva de juros fechou, ações e FIIs subiram muito. Está ficando cada vez mais difícil conseguir boa rentabilidade na carteira no futuro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que está difícil uma rentabilidade boa hoje. Fiis tem o ponto positivo de repor a inflação, sem contar que hoje as vacâncias estão em níveis elevados, fato esse que tende a mudar com uma melhora da economia, refletindo assim em uma melhora na rentabilidade.

      abraço!

      Excluir
  5. Cara, você tem algum post que fala a forma como escolheu os FIIs? Quais cortes vc fez, o que levou em consideração na hora de escolher?? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus.

      Fui questionado a respeito nos comentários das ultimas postagens e expliquei basicamente como foi. Vou fazer uma série de posts sobre cada FIIs, quais foram os critérios para a escolha, prós e contras e quais pares foram cortados. Acompanhe!

      Abraço

      Excluir
  6. vc poderia me auxiliar a usar a tabela? nao consigo entender algumas coisas e sempre da erro aqui

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Blog, continue fazendo suas análises de FII, muito bom.
    Grande abraço

    ResponderExcluir