terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

RENDIMENTOS/DESPESAS FEVEREIRO/2017

Buenas companheiros da busca pela renda passiva. Hoje é dia de registrar quanto pingará na conta este mês, bem como as despesas que terei que pagar.

Segue os blogs dos ranking que participo:

 DESPESAS: Este mês consegui reduzir um pouco as despesas, não foi grande coisa, mas já anima um pouco.
Sigo pagando presentes e algumas despesas parceladas no fim do ano.

RECEITAS: Já esperava um mês de rendimentos magros já que a gordura do semestre foi distribuída em janeiro. Alguns fundos reduziram muito esse mês os rendimentos se comparados ao mês passado. Outros me surpreenderam positivamente entregando rendimentos fartos como CPTS e BRCR que divulgou a pouco a renda.

Como já comentado anteriormente, esse mês o aporte seria prejudicado para repor o que usei da reserva de emergência em janeiro. Fiz um aporte de 2k em tesouro selic e paguei a “dívida”.
Com o que sobrou fui às compras hoje e adquiri cotas de BBPO e FLMA além de algumas do novo integrante da carteira, MFII – Mérito desenvolvimento Imobiliário.

Os empréstimos sigo recebendo, e a previsão é de parcelas gordas para os próximos meses que se converterão em aportes fortes em FIIs!

Segue o gráfico da 1º etapa da IF:





Dados:

Rendimentos recebidos: R$256,95

Rent. S/ capital investido: 0,85%

Rent. S/ capital em 31/01/2017: 0,72%

Variação em relação ao mês anterior: -3,88%

Total de DY recebidos no ano: R$ 524,26

Meta de DY para 2017: 5.000,00

1º etapa da IF concluída: 14%

Valorização acumulada da carteira de FII (sistema de cotas AdP): 22,42%

Valorização no Mês: 7,57%

COMENTÁRIOS:
Neste mês os rendimentos foram menores, reflexo da distribuição menor dos rendimentos e também da falta de aporte em janeiro. A rentabilidade sobre o capital investido contínua na meta dos 0,85%, já sobre o capital total, reduziu bastante por conta da disparada do preço das cotas em janeiro.
Mês de março devo melhorar os aportes, pois as despesas com a obra terminaram por enquanto e devo receber parcelas maiores dos empréstimos. Por outro lado, no mês que vem terei férias, então não dá pra precisar de quanto será o aporte ainda. 

Voltarei a fazer posts específicos sobre os ativos que tenho em carteira para expor a lógica que me levou a adquiri-los. Alguns leitores têm perguntado quanto a isso e assim aproveito para manter um registro dos motivos que me levaram a investir para futuras reflexões. Tentarei fazer um ou dois posts por mês!

ATENÇÃO: ESTE BLOG NÃO TEM CERTIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO E NEM ANÁLISE. TRATA-SE APENAS DE UM DIÁRIO DE UM INVESTIDOR AMADOR.

10 comentários:

  1. Muito bom seus rendimentos mensais. O importante é manter a consistência.

    Boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marujo, só de ter ficado acima de 250,00 (o que não esperava) já está ótimo, agora é buscar 300,00/mês.

      abraço!

      Excluir
  2. Até que deu para ganhar um pouquinho uai! hehehe

    Muito bom

    ResponderExcluir
  3. Oi, VdF! Também notei que meus rendimentos de FII's diminuíram esse mês? Sabe o motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, os rendimentos de janeiro vem inflados já que os fundos são obrigados a distribuir 95% do lucro do semestre. Normalmente julho e janeiro vem um pouquinho mais gorda a renda, e nos meses seguintes tendem a voltar ao normal.

      abraço!

      Excluir
  4. Boas,

    Uma dúvida: Vc tem quanto investido em fiis?

    Eu estou me concentrando nesse tipo de investimento no momento, mas vi que caiu muito o retorno do dinheiro investido né. Será que foi no mercado em geral ou porque o preço dos fiis aumentaram?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IM, então...

      um dos motivos é a esticada das cotas. A um ano atras comprava-se uma cota que entregava retorno de 1% ou mais ao mês, hoje já não é mais possível pois os pressos esticaram muito.

      Outro motivo é o insistente aumento das vacâncias que acaba derrubando os rendimento.

      Cotas subindo e rendimentos caindo: mercado=irracional

      Quanto ao valor investido é o total do fechamento do mês. Declaro no blog apenas o que tenho investido em FIIs. Atualmente 35K.

      abraço!

      Excluir
  5. Buenas, Gaúcho! E aí, você está com TBOF na carteira? Tô pensando em passar ele nos pilas!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IV, sabe que acho TBOF um ótimo ativo, não só pelo padrão construtivo mas também pela localização, mas tem sofrido bastante também com o momento atual. Esta proposta de venda é cruel pra quem comprou na IPO e não deveria passar no meu ponto de vista. É um ativo que tem tudo pra dar um bom retorno ao cotista paciente e patrimonialista.

      Abraço!

      Excluir