quarta-feira, 10 de maio de 2017

Como escolho em quais fundos investir meu dinheiro?

Resultado de imagem para duvida
Esta é uma pergunta feita muitas vezes aqui no blog e não raro encontrar nos comentários dos posts dos colegas da blogosfera.


Este é um assunto complicado, pois a decisão de investir neste ou naquele fundo tem que ser particular e não raramente, opiniões divergem até entre pessoas com objetivos parecidos.

Vou tentar fazer um apanhado dos itens que EU costumo levar em consideração. LEMBRANDO QUE ESTA É MINHA FORMA DE INVESTIR E NÃO DEVE SERVIR COMO BASE PARA DECISÃO DE NINGUÉM.


OBJETIVO: Um fator importante na hora de escolher os fundos é saber qual são seus objetivos com estes ativos. No meu caso é investimento de longo prazo, para futuramente complementar a renda com fluxo mensal de pagamentos.
Levando em consideração este fato, devo priorizar fundos que contenham em seu portfólio, bons imóveis e bem localizados para que continuem atrativos ao longo do tempo.

TIPO DE IMÓVEL: Outro fato importante é o segmento no qual o imóvel se enquadra: corporativo, shoppings, galpões logísticos, agências bancárias, comerciais, centros de ensino, desenvolvimento, hospitais, entre outros.
Com base no objetivo longo prazo, tenho pra mim que alguns destes setores se sobressaem, por exemplo: corporativo, shoppings, galpões e agencias.

Corporativo: São escritórios localizados nos grandes centros urbanos, em locais estratégicos para varias atividades: SP/RJ. Estes imóveis costumam ter excelente qualidade construtiva, o que os torna atrativos a grandes empresas.

Shoppings: Os já maturados, bem aceitos na região onde se localizam, vejo como excelente investimento, resilientes em momento difíceis na economia. A localização e o publico alvo, assim como a concorrência são fatores importantes a se considerar.

Galpões: São imóveis com aluguel baixo comparado aos edifícios corporativos, de difícil movimentação de inquilinos e que costumam abrigar muitas empresas em galpões compartilhados. Aqui também entra como item indispensável a localização que precisa ter acesso as principais rodovias, aeroportos e portos.

Agências: São imóveis pequenos, mas na sua maioria, bem localizados, com um contrato atípico, o que traz segurança ao cotista enquanto de sua vigência. Não tenho expectativa que esses contratos sejam renovados quando do seu término, mas como dito, a localização, aliada a imóveis pequenos, traria uma facilidade na locação futura para outras atividades.

 Resultado de imagem para GALPÃO LOGISTICOResultado de imagem para BRCR11Resultado de imagem para shopping fachadaResultado de imagem para SAAG11

DIVERSIFICAÇÃO: Este é um ponto fundamental se tratando de longo prazo. Quanto mais diversificado for o fundo escolhido, menor é o efeito sobre a renda por conta de situações diversas a qual esse investimento esta submetido (vacância, inadimplência, revisionais, obras, etc.).

INQUILINO E CONTRATO: É um fator importante a ser considerado, mas não deve ser exclusivo para a tomada de decisão. No caso de inquilinos, tivemos fatos recentes que mostram como ótimos inquilinos deixam de ter esta característica do dia pra noite. Contratos bem amarrados também são excelentes, mas também podem ter revisionais negativas, quebras de contrato mesmo com multas e falência ou impossibilidade do inquilino honrar com o aluguel. Se o imóvel for bom beleza, aluga de novo. E se o imóvel for ruim? Por isso dou mais atenção ao imóvel em si do que ao próprio inquilino, já que estes vão e vem.

ADM. ATIVA/PASSIVA: Ambas tem vantagens de desvantagens, mas no meu ponto de vista a administração ativa, quando feita por uma administradora séria, voltada para os interesses dos cotistas, traz muitos benefícios: ganho de capital, reciclagem de imóveis e de inquilinos.

NÚMEROS: Todos os fundos são obrigados a apresentar com freqüência, balanços e balancetes, situação de vacâncias e inadimplências, fatos importantes sobre os imóveis ou inquilinos, disponibilidades financeiras, despesas pagas pelo fundo entre outras informações relevantes. É de suma importância acompanhar estes relatórios para não ser pego de surpresa quando da divulgação de notícias ruins.

                                              Resultado de imagem para BALANÇOS E BALANCETES

CRESCIMENTO: Já que é importante investir em fundos que tenham imóveis e inquilinos bem diversificados, nada melhor que o fundo faça novas emissões com o intuito de crescer, adquirir novas propriedades e diluir ainda mais o risco do cotista.

TIPO DE APORTE: Eu aporto mensalmente, valores entre 2k e 4k. Dito isto, optei por aportar seguindo a lista dos fundos escolhidos sem levar muito em consideração preço, já que no longo prazo tende a ficar na média. Já quem fará um aporte único, ou esporádicos, de valores mais consideráveis, é aconselhável levar um pouco mais o preço pago por cotas em consideração, escolhendo o melhor momento de entrar, visto que a diferença pode vir a ser grande.

Esses são os principais itens que eu procuro nos fundos que invisto. Por isso minha carteira é composta na sua maioria de fundos multi-multi, localizados em SP e RJ e também levando em consideração os contratos e inquilinos.

Com esta triagem diria que os fundos a seguir são bons pra começar os estudos para quem está interessado em fundos imobiliários, sólidos e diversificados:

Agências: BBPO11, BBRC11, SAAG11

Corporativos: BRCR11, HGRE11, KNRI11, FFCI11

Logístico: HGLG11, FIIB11, SDIL11

Shoppings: ABCP11, HGBS11, PQDP11, SHPH11

Tenho alguns posts relacionados aos fundos que tenho em carteira, esclarecendo os motivos que me levaram a investir neles. Pode ser útil também dar uma conferida. Pretendo voltar a escrever dos que ainda não tem em breve.

14 comentários:

  1. Legal o seu post. Ainda tenho certa relisiencia em investir em FII devido aos meus objetivos. Por ora busco crescer o montante com trades, mas futuramente estou vendo que não vou ter como fugir de construir uma carteira para gerar renda passiva. Abs. Www.finansferas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas FB, o importante é alinhar os objetivos. Mas no longo prazo com certeza é aconselhável ter uma parte da grana em ativos mais seguros e gerando renda passiva.

      abraço!

      Excluir
  2. Por que não foram incluídos os FIIs de hospitais no texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Charlito, dei enfase aos segmentos que tem mais peso dentro da minha carteira, e como a finalidade do post é dar um caminho para os que ainda estão começando nestes ativos, achei mais coerente focar nos maiores fundos, mais diversificados (imóveis e inquilinos) e nos setores com maior força na nossa economia.

      Fundo de hospitais temos apenas dois listados, os dois com processos judiciais de contestação de aluguéis que se arrastam a anos. Tenho intenção de investir em NSLU este ano, mas um pequeno capital se comparado a escritórios por exemplo. Acho um setor que tem tudo pra crescer, adquirindo propriedades de grandes administradores do setor de hospitais e nos dando maiores opções de investimento e diversificação, mas que ainda está estagnado.

      Falei neles indiretamente no item INQUILINOS E CONTRATOS, ali os hospitais e faculdades se enquadram perfeitamente.

      Abraço!

      Excluir
  3. E fundos de imóveis comerciais de varejo, o que você acha?

    ResponderExcluir
  4. O que acha de fundos de comércio varejista?

    ResponderExcluir
  5. E o que você acha de FII de imóveis comerciais de varejo que não sejam shoppings? E de FII built-to-suit?

    No mais eu vejo muita coisa antes como:

    -não comprar fundos de papel (se for para comprar isso, compro ações de bancos)
    -não comprar fundos de fundos (muita loucura para analisar)
    -não comprar de poucos inquilinos como o fundo do cemitério em MG
    -não comprar de poucos imóveis
    -ver se não tem problema judicial com o imóvel
    -ver se não tem problema judicial com o inquilino
    -ver se não está próximo de renovação de contrato com inquilino grande
    -não comprar com baixa liquidez
    -não comprar com poucos sócios no FII
    -não comprar com spread alto, pois é sinônimo de baixa liquidez




    Penso muito na liquidez, embora não pretenda vender nada. Mas nunca se sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Fabio, vou te responder tudo por aqui ok?

      Seguinte, fundo varejista temos poucas opções, não? Que eu tenha lido a respeito conheço apenas MAXR11B. Acho bem interessante o propósito deste fundo, porém chegamos no mesmo erro da maioria dos outros fundos: não crescem. Pra que ter apenas 8 imóveis (sendo 6 alugados pro mesmo inquilino) e não 15, 20.... E se tivesse no mercado mais fundos com o mesmo propósito, nós mesmo poderíamos diluir o risco, mas não é o caso.

      Já em relação as considerações que você faz antes de investir, concordo com algumas. Se for levar em consideração todos os fatores, fica difícil encontrar onde por o dinheiro.

      Ações e Fundo de papel tem uma diferença significativa: Volatilidade. em 02/2016 as ações do BB estavam sendo cotadas a 13,00. Hoje e em 2014 a 35,00.
      Veja como a volatilidade é gigantesca, tem que saber quando entrar, quando sair, analisar balanços muito mais complexos, a questão de politicagem também deve ser levada em consideração entre outros fatores. Agora olha CPTS11b. Praticamente constante desde 2014.

      FOF= concordo plenamente sem contar as falcatruas.
      Fundo do cemitério acredito que seja o mfii11 - pra uma especulação até pode ser. Pouca grana!
      Poucos imóveis, problemas judiciais, baixa liquidez tem que ficar de olho mesmo.

      São muitos os critérios a serem analisados! De aprendizado pra inicio de investimentos, com pouco capital acredito que devemos nos deter aos principais. Agora com o amadurecimento devemos nos aprofundar nos estudos, cuidando inclusive da absorção de ABL, vacância da região, crescimento populacional e de renda na região, preço de m2 entre diversos outros fatores. Quem tem levado o estudo de fundos imobiliários a fundo é o Mestre dos dividendos, e a excelente rentabilidade dele reflete isso!

      abraço!

      Excluir
  6. Então, eu fiz planilhas mostrando quantas operações são feitas por mês em relação ao número de cotistas. Quantas cotas são negociadas ao mês em relação ao total de cotas. Quanto em percentual cada cotista tem em média, para ver se não é um grupo muito fechado. Quantos inquilinos tem, quantos imóveis tem, etc. Mas se eu for querer um FII que seja bom em tudo, eu não compro nada, pois não existe. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Fabio, ainda mais se tratando de um mercado recente e principalmente se tratando de Brasil hehehe

      Tem mais um detalhe: o que é bom hj, amanha pode ser péssimo não é?!!

      abraço!

      Excluir
  7. Legal o blog.
    Como controla os FIIs?
    Tem alguma planilha que pode compartilhar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon, muito obrigado!

      uso a planilha do Alem da Poupança, segue o link

      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/04/planilha-de-acompanhamento-de.html

      abraço!

      Excluir
    2. Ola anon, muito obrigado!

      uso a planilha do Alem da Poupança, segue o link

      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/04/planilha-de-acompanhamento-de.html

      abraço!

      Excluir
  8. Otimo post,

    Estou começando a entrar agora nesse mundo da finansfera e isso ira me ajudar com os FIIs.

    Da uma passada no meu blog!

    Um investidor brasileiro na Arábia,
    http://brasileironaarabia.blogspot.com

    ResponderExcluir